Refletindo…

Bem… hoje foi um dia mais tranquilo. Ontem eu me ocupei apenas de fazer um Simulado, o segundo que eu faço pra OAB, e meu resultado foi bem bacana pois estou fazendo uma boa evolução. Consegui acertar 40 pontos. eeeee! Fiquei bem feliz. Mas logo em seguida minha mãe me mostrou um artigo que dizia que pra gente se considerar bom em Simulados nós temos que fazer pelo menos 3 consecutivos tirando 55 pontos no mínimo… ¬¬ Daí vieram aqueles pensamentos de volta na minha cabeça “Nossa… ainda tenho… ainda tenho… ainda tenho que estudar muito…” Sabe tipo como se nunca fosse suficiente, nunca fosse o bastante o que eu estou fazendo… sempre precisa de mais e mais e mais… e quando eu coloco muitas atividades no caminho a sensação que eu sinto é de muita angústia dentro do peito. muita infelicidade.

Digo isso porque no segundo semestre do ano passado eu comecei a estudar pra concurso público… o lado bom desses estudos foi que eu fiz coach e aprendi a maneira correta de estudar. Mas agora que eu estou sozinha é um pouco mais difícil manter o equílibrio emocional sozinha… por exemplo, lembrar que tenho que priorizar as coisas que quero me empenhar.

Novamente lá estava eu querendo estudar pra OAB + faculdade + concurso público…. o resultado disso estava sendo desastroso emocionalmente falando… fisicamente também… já faz algum tempo que eu estou parecendo uma mendiga no jeito de me vestir e na minha aparência… completamente desleixada. E tudo que eu sinto é angústia e tristeza e vontade de morrer.

Porque eu sempre penso que ainda tem muita coisa pra estudar, muita coisa pra ver, que não vai dar tempo…. que eu não consigo ver tudo que tenho pra ver em um dia…. que meus horários são loucos… enfim…

Resolvi que preciso focar em uma etapa de cada vez. E com isso eu tiro um peso muito grande das costas e fico mais aliviada. Percebi isso hoje, depois de ter surtado ontem e quando foi hoje que acordei mais calma eu resolvi que ia sair pra fazer umas comprinhas pra arejar a cabeça e como forma de comemorar a nota no Simulado da OAB. Fui até uma papelaria…. não gostei muito das coisas que vi por lá… daí fui pra outra… gostei das coisas de lá… fiz compras conscientes …. tomei um café gostoso na Havana… depois vi que a primeira papelaria não era de todo mal assim…. fiquei com vontade de voltar lá outro dia… voltei pra casa feliz.

Assisti uma live sobre concursos públicos… continua a mesma história… sem previsão de edital… todo mundo falando pra começar a se preparar desde agora … com antecedência… blablabla… nego já estudando pra esse concurso e de outros TJ’s há anos… aquela mesma história… nego falando que em 2 meses de estudo já tá fazendo 60 e poucos pontos… ¬¬ aquela mesma história….

Bem…. resolvi que eu tinha que pensar no que era bom pra mim. Nesse momento eu acredito que o melhor que eu posso fazer por mim é continuar me dedicando à faculdade e à OAB… e que os estudos pra concurso público que eu fiz no ano passado não ficaram em vão… me ajudaram pra ir bem na OAB… e me ajudaram a aprender a estudar corretamente. A confiar no processo. A aprender como fazer a coisa de maneira correta.

A viver a vida de um jeito mais leve. Com equilíbrio. E é isso que eu estou em busca.

Então eu resolvi deixar os estudos pra concurso público pra depois que eu me formar. Pra pegar eles pra valer. Pois a preparação pra concurso exige uma dedicação que não pode ser dividida com OAB e faculdade. Pelo menos não pra mim. Que fico doida. E me sentindo muito mal. Subindo paredes. E não sei gerir o tempo de estudos pra tudo isso ao mesmo tempo.

Porque quando eu faço meus estudos eu tenho um “script” a seguir pra cada dia, pra cada matéria… eu tenho que fazer cada uma daquelas etapas pra concluir os estudos do dia… e simplesmente não consigo fazer a mesma coisa pra faculdade, depois pra OAB, depois pro concurso… não cabe no dia!!!! E se eu for fazer um dia pra cada coisa não fecho o edital das três coisas.

Enfim…. não dá.

Resolvi que depois de 2 semanas estudando pra OAB e eu vendo que eu estou fazendo evolução seguindo o planejamento que me foi ensinado pela minha coach eu vou priorizar meus estudos. E não vou mais seguir estudando pra concurso por enquanto. Já estudei pra concurso durante a faculdade diversas vezes, e sempre me ajudou muito a tirar a faculdade de letra. Fico meio com pena disso… Mas acredito que estudando pra OAB eu também vou tirar a faculdade de letra… pois o conteúdo da OAB também é bastante rico. Embora eu goste muito do conteúdo de concurso público pois acho ele muito mais interessante.

Acho que o conteúdo da OAB é muito específico e objetivo. Tipo, o que vai cair na prova. E envolve muito treino de questões…. quanto mais questões você treina depois de aprender o conteúdo teórico, seja através de vídeo aulas + leitura de lei seca, melhor você fica. Porque as questões se repetem ao longo dos simulados.

Mas quando você pega questões de concurso pra fazer é aí que você aprende mais, porque em geral elas são mais difíceis. Então se você utiliza a mesma fórmula de aprendizado de aprender o conteúdo teórico seja por vídeo aula + leitura da lei seca pra depois resolver questões de concurso público você fica MUITO FODA na matéria.

Eu sinceramente discordo de quem fala que concurso público emburrece. Acho que nunca fiquei tão inteligente todas as vezes que me preparei pra concurso público. Porque por mais que as questões cobrem a letra da lei, hoje em dia o que é cobrado é o raciocínio jurídico e isso que eu sinto pena de ter que largar. Porque eu gosto de raciocinar. De encontrar a lógica jurídica.

Mas enfim…. no momento eu preciso focar na OAB… quem sabe um pouco mais pra frente eu volte com os estudos pra concurso…. mas por enquanto isso está em OFF.

Amanhã a meta é voltar a estudar, já que não estudei hoje. E também tirar o look de mendiga e voltar a ficar bonitona. Quem sabe, com o tempo, voltar a frequentar academia. Preciso de uma vida mais leve. Com mais alto astral, mais cheia de vida.

Quem sabe, após concluir um projeto eu inicio outro. Mais pra frente eu posso dizer se algo mudou. Mas por enquanto é isso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s