Como criar uma rotina de estudos, trabalhando.

Quando a gente trabalha, ou estagia, nosso tempo parece valer ouro. Precisamos gerenciar nosso tempo que em sua maior parte é dedicada ao trabalho da melhor forma possível para que ainda sobre um tempinho para os estudos.

Nesses casos, é bom evitar a cobrança excessiva sobre si mesmo. O desenvolvimento nos estudos agregará mais em nossas funções laborais mas não precisamos nos cobrar um rendimento brilhante na faculdade se estamos já sobrecarregados com o trabalho.

Provavelmente nosso foco não será elaborar iniciações científicas, artigos, participar de monitorias, grupos de estudos, etc. Atividades mais acadêmicas. Nosso foco aqui é aprender o conteúdo ensinado na universidade e aprender de que forma podemos aplicá-lo no nosso cotidiano.

Por isso é tão importante as aulas de prática jurídica, onde aprendemos a escrever peças, sejam de matéria penal, civil ou trabalhista. Por exemplo. Pois elas nos darão base para nos desenvolver nas atividades práticas e diárias do nosso estágio.

Ao longo da graduação, porém, é importante se dedicar às atividades mais acadêmicas, enquanto ainda não conseguimos a vaga no estágio. Pois assim incrementamos nosso currículo e temos mais condições na hora da disputa por uma vaga.

Mas para conciliar as atividades do trabalho/estágio com as atividades da faculdade, precisamos valorizar cada minuto que temos. Se você sai do estágio às 16:00h e mesmo assim ainda tem que estar meio que disponível pro escritório até a hora da sua aula – como acontece na maioria dos estágios home office – tente pegar essa parte do dia das 16:00h até a hora da sua aula que geralmente é por volta das 19:00h e se divida: esteja pronto para atender às demandas do escritório ao mesmo tempo em que você faz uma atividade para a faculdade, seja assistindo uma aula que deixou de assistir antes, seja um exercício…. ou seja, estude antes da aula começar todos os dias. E deixe o final de semana pra pegar mais pesado com os estudos, botando tudo que está atrasado em dia.

Preserve suas horas de sono. Acostume-se a dormir cedo e a acordar cedo. Assim seu dia rende mais e você consegue ser mais produtivo ao longo do dia inteiro… imagina… acordando às 8 da manhã e indo dormir às 23h você teve o dia todo produtivo…. e conseguiu cumprir uma série de atividades e metas.

Então pense bem: Você já está dando o seu máximo! Já está acordando todos os dias às 8 da manhã, indo dormir 23h e cumprindo com suas atividades. Não se cobre além da conta. Não busque por perfeição. Como se suas notas tivessem que ser só notas 10 e você não tivesse que engolir uns sapos no serviço de vez em quando. Somos seres humanos e não máquina.

Tente levar a vida com leveza. Valorize o seu esforço e sua dedicação. Procure fazer as coisas da melhor forma possível da forma como as coisas se apresentam. Valorize o seu trabalho. Dê prioridade à ele. E faça a faculdade do jeito que for possível fazer sabendo que você está se dedicando mas que você não tem um clone e nem consegue dar conta de tudo ao mesmo tempo porque é simplesmente impossível. Tenha calma. As coisas tem um momento certo para acontecer.

Se você já está nos últimos períodos da faculdade essa pressão se torna ainda maior: temos o TCC para entregar, temos que nos preparar para a OAB, queremos ser efetivados no estágio, precisamos concluir a grade inteira da faculdade… são diversas demandas que exigem dedicação e comprometimento mas que também suga muito a nossa energia e se cobrar demais pela perfeição ou querer que as coisas dêem certo de qualquer jeito pode nos levar à frustração.

O mais importante de tudo é ter equilíbrio: saber que tudo tem uma hora para acontecer, que precisamos definir objetivos de curto, médio e longo prazo e que aos poucos é que a vida vai dando certo.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s